segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Teoria Brasileira


Escavações realizadas pela arqueóloga Niède Guidon no sítio Boqueirão da Pedra Furada, no Piauí, revelaram a data mais antiga até então alcançada pela arqueologia nacional: 48.000 anos.

Esse mesmo sítio já havia fornecido várias datas, indicando uma seqüência de ocupações humanas que se iniciava em 6.000 anos e recuava no tempo, até atingir, nas camadas mais profundas das escavações, acima de 30.000 anos de idade. E chegou a 48.000.

Muitas discussões ocorreram e continuam ocorrendo até hoje. Essas datas colocaram em cheque a teoria da chegada do homem nas Américas, que estimava o início da ocupação por volta de 12.000 anos atrás. Este momento correspondeu ao período final da última grande glaciação terrestre, que formou uma ponte de gelo no Estreito de Behring, unindo o extremo nordeste da Ásia ao Alasca. Grupos de caçadores especializados, acompanhando as manadas de mamutes, teriam passado pela "ponte" e, assim, iniciado a ocupação das Américas. Dos planaltos norte-americanos teriam iniciado sua migração rumo ao sul, espalhando-se por todo o continente e alcançando o Brasil por volta de 10.000 anos atrás.

Sem dúvida, todo esse processo de ocupação de fato ocorreu. O problema é que, com uma data de mais de 12.000 anos no Brasil, a passagem pelo Estreito de Bering não teria marcado o início da ocupação humana nas Américas. Seria apenas mais uma das diversas vias de acesso que para aqui afluíram.
Assim, o povoamento das Américas teria sido realizado de forma muito mais complexa do que até então se imaginava. É possível que tenham ocorrido migrações muito mais antigas pelo próprio Estreito de Behring ou, então, que tenham sido utilizadas rotas alternativas.

Desta forma, a questão novamente fica no ar: como e quando tudo começou?

Mas não é apenas a questão da data que tem incomodado os cientistas. Eles também se perguntam: quem eram estes primeiros homens que aqui chegaram?

Leia Mais…

Teoria Transoceânica

Também conhecida como Teoria Malaiopolinésia onde alguns pesquisadores identificam outros caminhos migratórios, como as ilhas Aleutas, também por passagem terrestre, ou então por uma precária navegação iniciada nas ilhas da Polinésia.

Remadores da Polinésia teriam navegado pelo oceano Pacífico até alcançar o litoral sul-americano. Nessa aventura que durou muitas gerações, esses grupos de navegantes pré-históricos lançaram-se ao mar em diferentes momentos, entre 10 mil e 4 mil anos atrás.

Leia Mais…

Estreito de Bering

O Estreito de Bering é um estreito entre o Cabo Dezhnev, o ponto extremo oriental do continente asiático e o Cabo Prince of Wales, o extremo ocidental do continente americano, com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m. O estreito liga o Mar Chukchi (parte do Oceano Ártico), no norte, com o Mar de Bering (parte do Oceano Pacífico), no sul.
Estreito de Bering

Leia Mais…

A Teoria de Clóvis

A Teoria de Clóvis ou Teoria Asiática é a mais aceita pelos cientistas para explicar a ocupação da América . A idéia central da teoria é que os primeiros americanos, vindos da Sibéria , tenham atravessado o Estreito de Bering e chegado ao Alasca há cerca de 11,5 mil anos atrás.A travessia foi possível pois a Terra sofria efeitos da Útima Glaciação e o rebaixamento dos oceanos criou um caminho entre a Europa e a América.

No inicio permaneceram ao norte da América porque as geleiras existentes impediam a passagem. Mas à medida que as massas geladas se desfaziam, um caminho foi aberto. Então grupos humanos conseguiram passar e ocupar toda a América.

A Teoria de Clóvis teve origem de pesquisas arqueológicas realizadas no Novo México, Estados Unidos, em 1937. Os vestígios deixados pelos grupos humanos que ali habitavam (pontas de pedras e ossadas de animais que caçavam) deram origem a chamada Cultura de Clóvis.

Leia Mais…